Rentcon – Por que eu devo fazer uma casa container?

Compartilhe este post

Uma das perguntas mais frequentes é: Por que eu devo fazer uma casa container?

Então, para te deixar por dentro do assunto, nesse post vamos te mostrar as qualidades e as funcionalidades que uma casa container pode te proporcionar. 

1. A história do Container:

O container de transporte é bastante recente. Foi criado na década de 50 por Malcolm McLean. Sua chegada revolucionou o transporte de mercadorias e impulsionou grandemente o mercado internacional de exportação com a diminuição do tempo, dos custos, e danos. 

Até 1956 os produtos eram embalados em fardossacos ou barris e transferidos individualmente de um veículo para dentro do navio de carga em espera.

Era um trabalho manual e cansativo. 

A revolução do container gerou diversos reflexos, principalmente no que tange à mão de obra.

Com esse novo modo de transportar, o tempo necessário para carregar e descarregar um produto, obviamente reduziu

A chamada “containerização” exigiu operadores de guindastes especializados, com contratos permanentes, mudando o cenário empregatício nos portos.

2. Casa container:

A construção de uma casa container é como a construção de qualquer outra em relação a projeto, arquitetura, hidráulica ou elétrica, revestimentos ou aberturas.

Cada material é diferente, claro, e requer um profissional habilitado para cada função. 

A ideia de usar container como um componente na arquitetura não é algo novo. Seus primeiros usos estavam relacionados a alojamentos, armazenamento, abrigos de emergência e alguns escritórios.

Por conta do baixo custo, agricultores norte americanos foram os primeiros a utilizarem esse tipo de estrutura. 

Atualmente, arquitetos, construtores e proprietários de imóveis em potencial estão vendo as vantagens dos containers como componentes de construção modular, para uma arquitetura e um design de casas pré-fabricadas.

Os containers oferecem uma grande opção de configurações. É limitado apenas pela capacidade técnica e imaginação do designer. 

São produtos amplamente disponíveis, até porque há normas internacionais que regulam o tempo máximo de uso.

Como vários pioneiros tem mostradopode ser um recurso de baixo custo.

Oferecem, ainda,  mais rapidez na construção e qualidade garantida, considerando a durabilidade do material, resistente à intempéries.

O container é utilizado por todos os países exportadores e importadores, o que há uma rede de transporte global movimentando-os pelas vias marítimas, rodoviárias e ferroviárias.

São perfeitamente reutilizáveis, havendo sobra nos portos quando as importações superam as exportações. 

O custo deles nacionalmente está aumentando por conta do interesse atual por conta da procura de casa container. 

Podem tanto fornecer soluções temporárias, como em regiões atingidas por desastres ou regiões carentes, como definitivas, como é o caso da casa container. 

A reutilização de um container auxilia na redução da energia incorporada nas construções. 

container tem um custo reduzido em comparação com outros materiais de construção.

3. Mas e aí, Vale a pena?

 

No Brasil, por mais que o custo do material e da mão de obra não seja tão atrativo como ocorre em outros países, é possível construir uma casa de menor valor e com a alvenaria comum, que preza pela sustentabilidade e com vida útil equiparável a de qualquer outro tipo de construção.

As perdas, que giram em torno de 30% na construção civil ordinária, caem para praticamente 0 com o uso do container e isso significa menos custos.

Todos os tipos de construção precisam de manutenção, com o container não é difetente., mas muito mais resistente à intempéries.

Além disso, o isolamento térmico torna o ambiente agradável, até mais que muitos outros tipos de materiais, principalmente a alvenaria.

Para os que não são tão adeptos ao material: Lembre que ele aceita qualquer tipo de revestimento!

A casa container é uma casa com tempo de construção diminuído e elevado padrão de sustentabilidade.

 

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Compartilhe este post
Leia Mais