Dúvidas

Frequentes

DÚVIDAS COMUNS QUANTO À ESTRUTURA:

Quais são as diferenças entre as casas de alvenaria e as de containers?

As casas containers são estruturalmente planejadas de forma mais completa e por isso existe enorme redução no tempo de execução, finalização e gastos com material.

Quanto tempo leva para construir uma casa de containers?

A estimativa da entrega depende do tamanho do projeto. O container é entregue pronto para moradia, em média em torno de 80 a 100 dias, dependendo do tamanho do projeto.

DÚVIDAS COMUNS QUANTO AS CARACTERÍSTICAS DO CONTAINER:

Não esquenta?

Os containers são revestidos internamente com isolamento térmico-acústico altamente eficiente e dispensando o uso de ar condicionado (dependendo das condições climáticas no local).

Quais são as características do container marítimo?

– Painéis e portas em aço inoxidável, evitando corrosões;
– Os painéis externos podem ser em alumínio ou aço, dependendo do modelo;
– O isolamento térmico é feito com poliuretano de alta densidade na espessura de 10cm;
– O piso é uma grelha em alumínio, permitindo um colchão de ar abaixo do piso instalado;
– Suportam até 35.000kg de carga/Tara de 4.000kg.

O material do container é inflamável?

Não. O material usado para o revestimento das chapas metálicas internas do container é de poliuretano antichamas.

E se o container transportou material tóxico ou radioativo?

Antes da compra pesquisamos o histórico de cada container. Este histórico indica o tipo de carga e os itinerários de cada unidade. Também é solicitado um laudo, emitido pelo serviço público federal no próprio porto, antes que o container seja liberado. Este laudo atesta que o container está livre de qualquer resíduo ou radiação.

No caso de um raio atingir o container, por ser uma caixa metálica, existe algum risco?

Um container funciona pelo mesmo princípio da Gaiola de Faraday. Um condutor, quando carregado, tende a espalhar suas cargas uniformemente por toda a sua superfície. Se esse condutor for uma esfera oca, por exemplo, os efeitos de campo elétrico criados no interior do condutor acabam se anulando, obtendo assim um campo elétrico nulo. É o mesmo princípio dos aviões e dos carros, contrariando o pensamento popular de que são os pneus que fazem essa proteção.

Qual a durabilidade?

O container é um material projetado para transporte marítimo em condições bastante adversas. Quando recebe manutenção adequada, pode durar gerações.

É um ambiente claustrofóbico?

Por se tratar de um espaço compacto, surge o desafio de trabalhar bem a ergonomia e conforto deste espaço. O mobiliário é projetado de forma eficiente, os revestimentos aplicados e a cobertura vegetal aliados aos recortes nas chapas para favorecer a ventilação, a iluminação e a circulação, são recursos utilizados para a “humanização” deste material, fazendo com que se torne um espaço bastante confortável, apesar de compacto.

DÚVIDAS COMUNS A PREÇOS E ATENDIMENTO:

Qual o custo para a construção de uma casa de containers?

O custo pode variar de R$ 1.200,00 a R$ 2.200,00 por m² dependendo do tipo de acabamentos e revestimentos a serem feitos tanto na parte interna como na parte externa do Container.  Ou seja, cerca de 30% mais barato do que uma casa de alvenaria.

Como é feito o transporte e instalação?

Por se tratar de um material que possui dimensão padrão para transporte, pode ser transportado através de caminhão ou navio. Chegando ao local de instalação é necessário um guindaste ou caminhão munck para retirá-lo do caminhão e colocá-lo no chão. A fundação é bastante simples por conta do peso reduzido de um container com relação à alvenaria e dependendo das condições do terreno, bastam blocos de concreto para apoiá-lo.
A partir daí, são feitos todos os cortes nas chapas, as instalações hidro sanitárias e elétricas (que podem ser embutidas ou aparentes) e os acabamentos como piso, pintura, conexões entre módulos. É um processo bastante simplificado e rápido.