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Do que um CONTAINER é FEITO?

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Por Vanessa Silva

No início da década de 1930 a companhia norte americana United States Steel Corporation desenvolveu e estimulou o uso do aço de baixa liga, enriquecido com pequenas quantidades de elementos como o fósforo e o cobre, com o objetivo de reduzir a sua corrosão quando o aço fosse exposto ao ar e a diversos outros tipos de condições atmosféricas. Apesar do fator resistência à corrosão do aço ser, até então, pouco conhecido, os benefícios associados ao uso do fósforo e do cobre já se revelavam influentes quanto ao combate da corrosão atmosférica sobre os elementos metálicos.

MATÉRIA PRIMA DO CONTAINER: AÇO CORTEN

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Inicialmente, este tipo de aço, conhecido comercialmente como aço Corten (alusão à junção das palavras corrosion e resistance, ou seja, resistência à corrosão), foi desenvolvido para o uso na Indústria Ferroviária, na construção de vagões ferroviários de carvão. Além de objetivar a confecção de vagões mais leves, a corrosão controlada permitiu um controle maior sobre a permanência dos vagões nos pátios e minas de carvão, em expansão nos Estados Unidos da América.

Conhecido também como aço aplicado em situações de intemperismo, com propriedade capaz de resistir ao clima, preservando o produto, o aço Corten passou a ter aplicações, desta vez na logística de transporte de materiais, na Arquitetura e Indústria da Construção Civil. 

O aço carbono necessita de tratamento com pintura, pois em condições normais oxida (enferruja). Já o aço Corten desafia essa concepção, pois oferece quatro a oito vezes mais resistência à corrosão atmosférica do que o aço carbono comum. Embora o aço inicie o processo de oxidação do mesmo modo que o aço carbono, devido à ação dos elementos de liga, este desenvolve uma película de textura fina sobre sua superfície, protetora contra o processo de oxidação. Esta película impede que a oxidação atinja o metal de base aumentando a durabilidade.

Comumente conhecida como pátina, essa camada externa de aspecto avermelhado (película de óxido), que é confundida habitualmente com um aspecto “enferrujado” é a propriedade que permite ao aço Corten ser usado sem pintura (aço patinável). Essa película, ou pátina, atua reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos externos, presentes no meio ambiente.

Ainda que o aço Corten seja um aço de alta resistência e baixa liga, resistente à corrosão atmosférica, seu uso sem pintura não é indiscriminado. Entende-se que o aço patinável produza um volume de óxido menor do que os demais tipos de aço e que seja reduzida a necessidade de manutenção, permitindo que este seja aplicado sem revestimentos.

VANTAGENS DO AÇO CORTEN

Isto posto, o material em si não requer manutenção, apenas limpezas periódicas com produtos neutros. Contudo, esta condição obedece às condições de umidade, ou seja, é necessária uma alternância entre dias secos e úmidos. Isto quer dizer que, submetido a um ambiente permanentemente úmido ou com acúmulo de água, a pátina não terá o efeito protetor esperado.

Desta forma, em ambientes extremamente agressivos, tais como em regiões que apresentam grande poluição por dióxido de enxofre ou regiões próximas da orla marítima, a proteção por meio de pintura confere à família dos aços patináveis um desempenho superior àquele conferido à família do aço carbono.

Desde o início de seu emprego na indústria até a atualidade, desenvolveram-se outros aços com comportamentos semelhantes, constituídos como aço patináveis. Este tipo de aço está submetido às normas ABNT NBR 5008, 5920, 5921 e 7007 no Brasil, assim como às normas norte-americanas ASTM A242, A588 e A709, que especificam limites de composição química e propriedades mecânicas deste tipo de aço.

Estes aços têm sido amplamente utilizados em todo o mundo, na construção de pontes, viadutos, silos, torres de transmissão de energia, esculturas, etc., pois, além de dispensarem a pintura em determinados ambientes, possuem uma resistência mecânica maior que a dos aços carbono.

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