Notícia

Container Pelo Mundo: Japão e Argentina

Container Pelo Mundo: Japão e Argentina

Os containers são uma forma inovadora de criar elementos arquitetônicos e essa tendência tem se tornado uma febre mundial! Esse modelo de construção, que começou no Japão e em países da Europa, ganhou força aqui no continente americano também. Hoje vamos mostrar para vocês alguns projetos feitos em container pelo mundo!

CONTAINER PELO MUNDO – JAPÃO

Container Pelo Mundo: Japão e Argentina

Em março de 2011 um terremoto de alta magnitude atingiu o Japão! O terremoto causou um enorme tsunami que devastou a cidade de Onagawa, estima-se que cerca de 10% da população da cidade perderam a vida.

Essa destruição sem limites pedia uma solução rápida, prática e que atendesse toda a população com um custo reduzido. Foi dessa grande necessidade que o arquiteto Shigeru Ban, experiente em construções pós-catástrofes, decidiu construir um complexo habitacional que abrigaria desalojados.

A matéria-prima escolhida para essa construção foram os containers. Com a ajuda de 200 voluntários, a construção do bairro foi finalizada em 3 meses e contava com 9 blocos, 3 deles com 2 andares e o restante com 3 andares. Esses prédios abrigaram cerca de 500 pessoas que haviam perdido a sua casa durante o tsunami.

A agilidade em encontrar e desenvolver uma solução que ajudou várias famílias foi um dos motivos para que, em 2014, Ban recebesse o Prêmio Pritzker, conhecido como o “Nobel” da Arquitetura, confirmando que a construção com container é uma tendência que pode mudar o mundo e deve ser vista como uma solução para diversos problemas!⠀

CONTAINER PELO MUNDO – ARGENTINA

Container Pelo Mundo: Japão e Argentina

O container também pode ser um grande aliado na construção de estruturas para locais de grande movimentação e descontração, como shoppings, lojas, etc. Tendo isso em mente, o Quo Container Center, um shopping localizado em Buenos Aires, decidiu seguir a tendência de cidade como Londres e Nova Iorque e usar container como sua matéria-prima.

A estrutura é feita com 57 container de cores e tamanhos variados e possui três andares, além de espaços verdes e uma montagem impressionante. O acesso aos andares superiores é feito através de escadas e elevadores, como em uma construção tradicional. 

A sustentabilidade também foi ponto chave para a construção desse shopping. Desde a utilização de container até o uso de telhado verde e painéis solares, medidas que visavam a diminuição de impactos com a construção do local. 

O QUE A RENTCON PODE FAZER POR VOCÊ?

A Rentcon Locações é uma empresa que nasceu da vontade de expandir o uso de containers. São 10 anos de mercado e de muito trabalho em todo o Estado do Rio de Janeiro. 

Já trabalhamos com diversas empresas de pequeno, médio e grande porte! Por isso, sabemos que estamos habilitados para executar a sua ideia e ajudar no processo de ampliação da sua empresa.

Todo o processo é feito por nossa equipe de engenheiros e arquitetos altamente especializados nessa área. Além disso, nossos funcionários da produção recebem capacitação profissional para atuar com total maestria em todo o processo.

Nós levamos o mercado de container muito a sério. Acreditamos que um consumo mais consciente, com menos produção de lixo e sustentável é a chave para o sucesso.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre a nossa empresa e nossa atuação nesse mercado!

FAÇA ORÇAMENTO