Notícia

CONTAINER: Estrutura e o MITO da contaminação

ESTRUTURA DE UM CONTAINER E O MITO DA CONTAMINAÇÃO

O container é uma estrutura metálica vista que tem como função primária o transporte! Atualmente, vemos essa estrutura sendo usada com mais frequência no transporte marítimo. 

Se você mora ou já visitou alguma cidade litorânea com porto já deve ter visto um aglomerado de containers sendo colocados ou retirados de uma grande embarcação. 

Os containers também podem ser usados em transportes rodoviários e ferroviários. Isso se deve ao fato da estrutura de um container ser muito resistente, aguentando situações extremas sem apresentar nenhum dano.

CONTAINER NO TRANSPORTE MARÍTIMO

O container, de modo geral, pode transportar qualquer tipo de produto! Desde alimentos que precisem de refrigeração até materiais radioativos. 

Entretanto, é necessário observar que o container escolhido possui as características que atendam as necessidades do produto transportado.

Por exemplo, o transporte de alimentos que precisam ser refrigerados devem ser feitos em containers que possuam em sistema de refrigeração. O mesmo acontece no transporte de equipamentos de tamanho elevado que devem ser transportados em containers maiores.

Mesmo com essas diferenças é importante ter em mente que os container devem seguir um padrão em sua propriedade geométrica!

O que isso significa? 

Explicando de forma bem simples, há uma padronização quanto às medidas gerais de um container. Essa padronização existe para facilitar o transporte do container, principalmente, em grandes embarcações onde eles são empilhados.

Por esse motivo, existem poucas variações entre os modelos de container. A variação mais perceptível é entre os containers de 20 e 40 pés.

DURABILIDADE PERMITE O REAPROVEITAMENTO DO CONTAINER

Outra característica marcante dos containers é a sua durabilidade. Já tem um artigo aqui no site explicando tudo sobre a vida útil dos containers. Você pode ler clicando AQUI!

O importante é notar que essa durabilidade extensa faz com que surja a possibilidade de aproveitar essa estrutura metálica para outros fins, que não o transporte.

O reaproveitamento de um container “aposentado” é, antes de tudo, um ato sustentável e responsável!

Em um ano, milhares de containers chegar ao fim de sua vida útil para o transporte e são descartados pelas empresas. Por isso, pensar em formas de utilizar essas estruturas de maneira inteligente e eficaz é muito importante!

Uma das formas de utilização é na construção civil. Já existe, em países como Japão, prédios que possuem como matéria prima o container.

Essa é uma realidade que, cada vez mais, vem fazendo parte da realidade da construção civil em nosso país. Por isso, é muito importante ter um conhecimento sobre o uso do container e acabar com alguns mitos!

O MITO DA CONTAMINAÇÃO DE CONTAINERS

Essa é uma das perguntas que mais recebemos quando estamos montando um projeto para um futuro cliente! 

Mas, esse container não pode estar contaminado? O que esse container transportou?

Muitas pessoas acham que não é possível saber exatamente o que um container transportou, mas isso é um erro.

Se você adquire um container e ele é nacionalizado, ou seja, regularizado, você tem acesso ao manifesto do container!

Nesse manifesto estão todas as informações do containers, países em que ele foi, cargas transportadas, se ele já passou por um processo de descontaminação. Tudo isso fica registrado.

Por isso, ao adquirir um container, você pode optar por escolher um que considere mais adequado para o seu projeto. 

Muita gente tem medo de contaminação mas, ao ser descartado, o container já não apresenta mais nenhum risco e, se por algum acaso apresentar, você terá acesso ao manifesto e poderá optar pela compra de outro container.

Para falar mais sobre esse assunto, convidamos uma especialista em containers. A Vanessa Silva é coordenadora do curso de Engenharia Civil da Estácio de Sá e Doutora em estruturas de aço e concreto! 

No vídeo abaixo você poderá ver toda a entrevista concedida pela Vanessa e vai ter acesso a mais informações sobre o tema.

COMO A RENTCON PODE TE AJUDAR?

A Rentcon Locações é uma empresa que nasceu da vontade de expandir o uso de containers. São 10 anos de mercado e de muito trabalho em todo o Estado do Rio de Janeiro. 

Já trabalhamos com diversas empresas de pequeno, médio e grande porte! Por isso, sabemos que estamos habilitados para executar a sua ideia e ajudar no processo de ampliação da sua empresa.

Todo o processo é feito por nossa equipe de engenheiros e arquitetos altamente especializados nessa área. Além disso, nossos funcionários da produção recebem capacitação profissional para atuar com total maestria em todo o processo.

Nós levamos o mercado de container muito a sério. Acreditamos que um consumo mais consciente, com menos produção de lixo e sustentável é a chave para o sucesso.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre a nossa empresa e nossa atuação nesse mercado!

FAÇA ORÇAMENTO