Notícia

Construção em Container em momentos de crise: solução rápida e eficiente

Construção em Container em momentos de crise: solução rápida e eficiente

Não é novidade que a Construção em Container é uma forma de garantir mais praticidade, rapidez, eficiência e economia em qualquer projeto. Isso já é um objetivo desse modelo de construção que vem ganhando espaço aqui no Brasil há alguns anos.

Pensando nisso, resolvemos abordar neste artigo questões acerca da construção em container como suas principais características, vantagens e desvantagens e a importância de estudar, entender e implementar esse modelo no cotidiano dos canteiros de obra. 

O QUE É A CONSTRUÇÃO MODULAR?

A Construção Modular é o estilo que engloba construção feitas em containers e pré-moldados de diversos materiais. Dentre as suas diversas características, estão a flexibilidade, que vai desde o desenvolvimento do projeto até sua montagem final. Além, é claro, da versatilidade, rapidez, praticidade e economia.

A Construção Modular vem se destacando em países da Europa e no Japão e Estados Unidos como uma solução ao modelo tradicional. Por apresentar diversas vantagens, principalmente na agilidade de produção, vem ganhando espaço em grandes construções.

Nos últimos anos, a construção modular ultrapassou a barreira do seu uso em estruturas auxiliares, como em canteiro de obras, depósitos, etc. Atualmente, é possível encontrar shoppings, prédios, estações de trem e até hospitais. E, mais uma vez, a rapidez da produção e montagem desse tipo de estrutura é o grande porquê desse crescimento.

Construção em Container em momentos de crise: solução rápida e eficiente
Hospital de Campanha montado na China em função do novo coronavírus

CONSTRUÇÃO EM CONTAINER EM MOMENTOS DE CRISE

A possibilidade de criar estruturas de maneira rápida e com custo reduzido é o motivo por traz da sua importância em momentos de crise. Grande parte da mão de obra existente no mundo está impossibilitada de trabalhar. Seja por estar no grupo de risco ou pela situação em que sua cidade está, a maior parte da população está seguindo regras rígidas acerca do isolamento social. 

Por esse motivo, trabalhar com uma equipe reduzida, dentro de um espaço limitado e, ainda assim, criar soluções inteligentes para enfrentarmos esse momento. Um exemplo da utilização da estrutura em aconteceu em 2011 no Japão.

Quando um Tsunami, que foi precedido por um terremoto, devastou a cidade de Onagawa, estima-se que cerca de 10% da população perderam a vida. Diante da destruição o arquiteto Shigeru Ban construiu um complexo habitacional que abrigaria mais de 500 pessoas.

Utilizando da construção em container e com a ajuda de cerca de 200 voluntários, a construção do bairro foi finalizada em 3 meses e contava com 9 blocos, 3 deles com 2 andares e o restante com 3 andares.

Construção em Container em momentos de crise: solução rápida e eficiente
Prédio construído após tsunami em Onagawa/Japão

Todo o seu empenho foi reconhecido em 2014 quando Ban conquistou o Prêmio Pritzker, conhecido como o “Nobel” da Arquitetura. A construção com container é uma tendência que pode mudar o mundo e deve ser vista como uma solução para diversos problemas!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

A Rentcon Locações é uma empresa que nasceu da vontade de expandir o uso de containers. São 10 anos de mercado e de muito trabalho em todo o Estado do Rio de Janeiro. 

Já trabalhamos com diversas empresas de pequeno, médio e grande porte! Por isso, sabemos que estamos habilitados para executar a sua ideia e ajudar no processo de ampliação da sua empresa.

Todo o processo é feito por nossa equipe de engenheiros e arquitetos altamente especializados nessa área. Além disso, nossos funcionários da produção recebem capacitação profissional para atuar com total maestria em todo o processo.

Nós levamos o mercado de container muito a sério. Acreditamos que um consumo mais consciente, com menos produção de lixo e sustentável é a chave para o sucesso.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre a nossa empresa e nossa atuação nesse mercado!

FAÇA ORÇAMENTO